Francis Ford Coppola
“Do Fundo do Coração” / “One From The Heart”
(EUA – 1981) – (107 min./Cor)
Frederic Forrest, Teri Garr, Raul Julia, Nastassja Kinski.
No início da década de 80, século XX, Francis Ford Coppola já atravessava uma determinada crise económica, mas o seu sonho, tal como o de “Tucker”, iria levá-lo à ruína. Ao ser feito no maior segredo, “One From The Heart” / “Do Fundo do Coração”, começou a levantar fortes suspeitas no interior da indústria cinematográfica e, ao ser exibida para a crítica cinematográfica, foi pura e simplesmente trucidada.
A campanha negativa foi de tal ordem, que ao fim de uma semana em exibição, com as salas praticamente desertas de público, o cineasta mandou retirar o filme do circuito de exibição e o sonho “Zoetrope” viu os seus dias contados. Os credores, que já rondavam as portas do Estúdio, não tiveram contemplações com o sonho megalómano do cineasta, embora os apaixonados da Sétima Arte recebessem o mais deslumbrante musical de sempre, de braços abertos. Conjugando o artifício e o espectáculo com a música de Tom Waits, nascia uma das mais belas bandas sonoras de sempre.
Mas Coppola, ao contrário de David Wark Griffith, que acabou os seus dias a “palmilhar” as ruas de Hollywood, esquecido de todos, devido ao insucesso da sua “Babilónia” (nem dinheiro havia para destruir os gigantescos cenários construídos), decidiu partir pela estrada fora e recomeçar tudo de novo!



Francis Ford Coppola teve um sonho chamado Zoetrope e criou um império cinematográfico para fazer frente aos grandes Estúdios de Hollywood, mas a crítica arrasou a obra-prima que realizou intitulada "Do Fundo do Coração" / "One From The Heart", para além de na época ter produzido inúmeros filmes e as salas ficaram vazias tendo esta película que ofereceu novos mundos ao universo do cinema e que se revelou ser o futuro, pelos meios envolvidos, levando o cineasta à falência. Mas ele não desistiu foi para a estrada e continuou a realizar descobrindo as futuras estrelas de Hollywood. "One From The Heart" é uma obra-prima do musical e da sétima arte.
ResponderEliminar