Alex Simmons
(Enrique Sánchez Pascual)
"Frente Este" / " El Frente Este"
Páginas: 106
Distribuidora de Publicações/Palirex
A denominada literatura popular oriunda de Espanha esteve muito em voga no nosso país, no século passado, tendo até tido vários escritores nacionais que se dedicaram a ela. Denominada por muitos como uma "literatura menor", consideramos esse atributo injusto, porque ela terminava por convidar o leitor à descoberta de novos autores e a usufruir desse belo prazer que é a leitura.
Enrique Sánchez Pascual nasceu em Agosto de 1918 em Madrid e era estudante de medicina quando estalou a Guerra Civil; a sua condição de combatente Republicano obrigou-o a refugiar-se em França onde se viria a casar, decidindo depois regressar a Espanha, o que lhe viria a custar ter de cumprir uma pena de prisão devido à sua participação na Guerra Civil.
Mais tarde trabalhou como delegado de propaganda médica e seria um amigo, que conhecia os seus dotes literários, que o iria convencer a encetar uma carreira literária no âmbito da então denominada literatura popular, que tinha um enorme sucesso em Espanha e cujos livros eram também editados em Portugal, com um número bem apreciável de vendas.
A sua escrita irá abordar as mais diversas áreas, desde o policial até ao livro de guerra, passando pelo "western" e a ficção-científica, sendo um entusiasta dos livros de Ray Bradbury e Isaac Asimov. Como não podia deixar de ser a sua editora seria a Bruguera, fundada em 1910, a mais importante nesses anos 50/60 neste género editorial, o que o irá levar a mudar-se com a família de Madrid para Barcelona.
Ao longo da vida escreveu centenas de livros, com os mais variados pseudónimos, como era habitual na época e Alex Simmons é precisamente um deles, sendo bem curioso o facto de os livros que li deste escritor serem possuidores de uma marca de escrita que os diferencia dos restantes (refiro-me aos denominados livros de Guerra), como sucede com este "Frente Este", editado pela Palirex em Portugal, na sua famosa colecção dedicada à Segunda Grande Guerra. Poderemos também encontrar diversos livros deste escritor na colecção "Patrulha de Combate" editados pela Agência Portuguesa de Revistas, confesso que li bastantes livros desta colecção em criança.

Sem comentários:
Enviar um comentário